Ayurveda






         “No início da criação havia Deus, a encarnação do desejo, 
imbuídos do desejo de criar o universo. 
O desejo foi o primeiro poder criador do Omnisciente. 
A encarnação do desejo e o seu grande desejo de criação estavam 
centrados no mesmo lugar – na expansão total do universo.
Oxalá Kama derrame riquezas e prosperidade sobre o imolador.”

Artharvaveda 12:2





            Significa a ciência/conhecimento da vida. É um sistema de tratamento indiano com mais de 5000 anos. Poderá dizer-se que é a mãe de todas as medicinas. Foi estabelecido pelos rishis, grandes sábios indianos, que desenvolveram também  o yoga e astrologia. No Ayurveda todo o processo de tratamento tem uma forte componente material e espiritual. O ser humano é composto por três aspectos: o físico, súbtil e causal. A saúde consiste no funcionamento harmónico desta trindade.
            A base de todos os tratamentos ayurvédicos consiste no equilíbrio das nossas energias – pranas – vitais.



A Prática Ayurvédica inclui:



Os cinco movimentos/elementos
O tridosha
Os Gunas




Clínica geral (kayachikitsa);
Cirurgia (Salya Tantra);
Otorrinolaringologia (ouvidos, nariz e garganta) e oftalmologia (shalakya Tantra);
Toxicologia (agada Tantra);
Pediatria (Bala Tantra) ;
Psiquiatria (Bhuta Vidya);
Rejuvenescimento (Rasayana).


            Todos os indivíduos provêm da natureza e são parte integral de um todo cósmico.





            “Deste Eu surgiu o espaço, o ar, do ar, o fogo; do fogo, a água; da água, a terra; da terra,as ervas; das ervas, o alimento; do alimento, o Homem.”

Taittiriya Upanishad 2:1



            As cinco energias são captadas pelos cinco sentidos e cada um deles tem uma maneira única de captar a energia externa. As cinco energias são conhecidas por cinco elementos ou pancha mahabhutas. São eles: Akasha  - Éter - ,Vatu -  Ar -, Tejas ­­ - Fogo -,  Jala ­– Água – e Prthivi –Terra -.

  

            São as três forças  - doshas -  que governam todos os processos biológicos, ou  seja, Vatta, Pitta e Kapha. O equilíbrio ou desequilíbrio entre estas três forças – doshas - vai implicar saúde ou enfermidade. Os doshas formam-se a partir dos cinco elementos/movimentos e podem ser considerados como os três princípios energéticos que regulam todos os processos fisiológicos, psicológicos do organismo vivo, regulando todos os processos biológicos. 
            O dosha Vatta é constituído fundamentalmente de Etér, Ar e um pouco de Fogo. O dosha Pitta é constituído fundamentalmente de Fogo, mas também um pouco de Ar e Água. O dosha Kapha é constituído fundamentalmente de Terra, Água e um pouco de Fogo.


            São as qualidades da natureza. Os Gunas operam ao nível físico, emocional e mental. Todas as coisas neste universo de Maya (ilusão) contêm três gunas.  Estes manifestam-se no homem como: Sattva - pureza e sabedoria -, Rajas - actividade e movimento- e Tamas - perguiça e inércia.


Os Sapta Dhatus (tecidos elementares)





            Dhathu “aquilo que entra na formação do corpo como um todo”. Os Dhatus são em número de sete e são formados a partir do tecido antecedente.


Rasa dhatu  - plasma -;
Rakta dhatu - sangue -;
Mamsa dhatu - músculos-;
Meda dhatu - tecido gordo-;
Asthi dhatu - tecido ósseo e tecido nervoso -;
Majja dhatu - medula óssea -;
Sukra dhatu - órgãos genitais -.


O Ayurveda utiliza como tratamento uma grande panóplia de recursos:


            “Livre no meio dos homens, a terra adornada com suaves alturas, 
vertentes e planícies, contém plantas e ervas com vários poderes curadores.
 Que ela se estenda a nós e nos dê alegria”.

Artharvaveda 12:2



            A alimentação e jejuns são o central. Uma ciência precisa no aconselhamento alimentar que é único e exacto, adequadas ao constitucional da pessoa, isto é, Vatta, Pitta ou kapha. As ervas medicinais, minerais, yoga, meditação, aconselhamento de estilo de vida e rotina diária, marmoterapia (aplicação de pressão em pontos energéticos), aromaterapia, terapia de som, de cor, Terapias de purificação intensiva corporal (panchakarmas).





            “Oh Deus, concede-nos a bênção de uma mente que pensa, 
de um amor risonho, da riqueza, de um corpo são, 
de um discurso sábio e de dias agradáveis”.

Rig Veda II, 21:6















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