“No início da
criação havia Deus, a encarnação do desejo, 
imbuídos do desejo de criar o
universo. 
O desejo foi o primeiro poder criador do Omnisciente. 
A encarnação do
desejo e o seu grande desejo de criação estavam 
centrados no mesmo lugar – na
expansão total do universo.
Oxalá Kama derrame riquezas e prosperidade
sobre o imolador.”
Artharvaveda 12:2
            Significa a ciência/conhecimento da
vida. É um sistema de tratamento indiano com mais de 5000 anos. Poderá dizer-se
que é a mãe de todas as medicinas. Foi estabelecido pelos rishis, grandes
sábios indianos, que desenvolveram também 
o yoga e astrologia. No Ayurveda todo o processo de tratamento tem uma
forte componente material e espiritual. O ser humano é composto por três
aspectos: o físico, súbtil e causal. A saúde consiste no funcionamento
harmónico desta trindade.
            A base de todos os tratamentos
ayurvédicos consiste no equilíbrio das nossas energias – pranas – vitais.
A Prática Ayurvédica inclui:
Os cinco movimentos/elementos
O tridosha
Os Gunas
Clínica geral
(kayachikitsa);
Cirurgia (Salya
Tantra);
Otorrinolaringologia
(ouvidos, nariz e garganta) e oftalmologia (shalakya Tantra);
Toxicologia
(agada Tantra);
Pediatria (Bala
Tantra) ;
Psiquiatria
(Bhuta Vidya);
Rejuvenescimento
(Rasayana).
            “Deste
Eu surgiu o espaço, o ar, do ar, o fogo; do fogo, a água; da água, a terra; da
terra,as ervas; das ervas, o alimento; do alimento, o Homem.”
Taittiriya Upanishad 2:1
            As cinco energias são captadas pelos
cinco sentidos e cada um deles tem uma maneira única de captar a energia
externa. As cinco energias são conhecidas por cinco elementos ou pancha mahabhutas. São eles: Akasha  - Éter - ,Vatu -  Ar -, Tejas  - Fogo -,  Jala – Água – e Prthivi –Terra -.
            São as três forças  - doshas -  que governam todos os processos biológicos,
ou  seja, Vatta, Pitta e Kapha. O
equilíbrio ou desequilíbrio entre estas três forças – doshas - vai implicar
saúde ou enfermidade. Os doshas formam-se a partir dos cinco
elementos/movimentos e podem ser considerados como os três princípios
energéticos que regulam todos os processos fisiológicos, psicológicos do
organismo vivo, regulando todos os processos biológicos.  
            O dosha Vatta é constituído
fundamentalmente de Etér, Ar e um pouco de Fogo. O dosha Pitta é constituído
fundamentalmente de Fogo, mas também um pouco de Ar e Água. O dosha Kapha é
constituído fundamentalmente de Terra, Água e um pouco de Fogo.
            São as qualidades da natureza. Os
Gunas operam ao nível físico, emocional e mental. Todas as coisas neste
universo de Maya (ilusão) contêm três gunas.  Estes manifestam-se no homem como: Sattva - pureza
e sabedoria -, Rajas - actividade e movimento- e Tamas - perguiça e inércia.
            Dhathu “aquilo que entra na formação
do corpo como um todo”. Os Dhatus são em número de sete e são formados a partir
do tecido antecedente. 
Rasa dhatu  - plasma -;
Rakta dhatu -
sangue -;
Mamsa dhatu -
músculos-;
Meda dhatu -
tecido gordo-;
Asthi dhatu -
tecido ósseo e tecido nervoso -;
Majja dhatu - medula
óssea -;
Sukra dhatu -
órgãos genitais -.
O Ayurveda utiliza como tratamento uma grande panóplia de recursos:
            “Livre
no meio dos homens, a terra adornada com suaves alturas, 
vertentes e planícies,
contém plantas e ervas com vários poderes curadores.
 Que ela se estenda a nós e
nos dê alegria”.
Artharvaveda 12:2
            A alimentação e jejuns são o
central. Uma ciência precisa no aconselhamento alimentar que é único e exacto,
adequadas ao constitucional da pessoa, isto é, Vatta, Pitta ou kapha. As ervas
medicinais, minerais, yoga, meditação, aconselhamento de estilo de vida e
rotina diária, marmoterapia (aplicação de pressão em pontos energéticos),
aromaterapia, terapia de som, de cor, Terapias de purificação intensiva
corporal (panchakarmas).
            “Oh
Deus, concede-nos a bênção de uma mente que pensa, 
de um amor risonho, da
riqueza, de um corpo são, 
de um discurso sábio e de dias agradáveis”.
Rig Veda II, 21:6







 
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